Blog
Uma virada digital pode ser a chave do nosso sucesso

Uma virada digital pode ser a chave do nosso sucesso

06 de maio de 2016

O Brasil é um país que está passando por uma longa transição. Nos últimos anos nossa taxa de pobreza foi cortada pela metade, elevando mais de 40 milhões de pessoas à classe média. Porém, ainda estamos passando por um momento de grande inflexão econômica, e com todas as atenções voltadas para o país por causa das olímpiadas, existe uma grande necessidade de intensificarmos a expansão da infraestrutura de banda larga e tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A tecnologia, hoje, é cada vez mais influente e tem conquistado o seu espaço no mercado brasileiro com uma previsão de crescimento de 5%, segundo o IDC. Apesar deste número ainda ser muito baixo se comparado com outros países de porte semelhante ao Brasil, estamos diante de uma possibilidade de crescimento, já que a internet gerou uma grande oportunidade global nos últimos 20 anos, entrando agora em sua nova fase conhecida como: Internet de Todas as Coisas (IoE) – que nada mais é do que a conexão entre pessoas, coisas, processos e dados – se tornando ainda mais poderosa e influente.

No Brasil existe uma previsão de que a IoE gere US$352 bilhões nos setores público e privado até a próxima década, mas para que essa oportunidade seja aproveitada de forma correta é preciso passar a ver a tecnologia como uma ferramenta estratégica e o país precisa investir em uma ampla infraestrutura de TIC.

É essa infraestrutura que permitirá ao Brasil fazer uma ampla gestão digital. Um bom exemplo disso é a construção de uma estrutura tecnológica para posicionar o Rio de Janeiro como uma cidade inteligente, conectada e inovadora nas Olímpiadas de 2016. O impacto desse investimento irá permanecer após o evento e, ao instalar sensores de rede que coletam dados, é possível reduzir o congestionamento, poluição e desperdício de energia, mas este é apenas um exemplo.

Fazer investimentos na transformação digital também pode influenciar na criação de novas empresas, criando uma base para o futuro e gerando empregos. O Brasil precisa investir em capacitação, e mesmo com o alto índice de desemprego este investimento poderá movimentar 360 mil vagas em 2016, segundo o IDC, ou seja, a digitalização do país pode ser a chave do sucesso.

Nossos líderes têm em mãos uma oportunidade de definir uma mudança tecnológica ousada, com grande oportunidade de intensificar o nosso crescimento econômico. Se analisarmos o cenário com atenção, podemos encontrar nessa virada digital uma oportunidade de crescermos cada vez mais.



Entre em Contato info@fabricademudancas.com.br (21) 3040-1616