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Em um mercado competitivo, como garantir a retenção de talentos?

Em um mercado competitivo, como garantir a retenção de talentos?

13 de maio de 2016

No mercado empresarial modernos, uma das preocupações básicas das empresas é a gestão de talentos. O fato é que, para crescer com excelência e atingir o sucesso desejado, existe uma grande necessidade de talentos engajados e produtivos, mas quando falamos de um mercado altamente competitivo e com sede de talentos, acabamos por enfrentar uma série de dificuldades, como a escassez de pessoas que possuem as skills que atendem a essa nova geração de negócios.

Perder um talento não é algo apenas doloroso para uma empresa, mas também traz um impacto negativo no que se diz respeito ao investimento que é feito, como por exemplo: Tempo de contratação, tempo de treinamento e o risco de investimento. São por essas e outras razões que a gestão de talentos acaba sendo um fator crítico de sucesso, principalmente quando a empresa está passando por um período de crescimento.

Então, como fazer para continuar crescendo e ao mesmo tempo garantir a retenção desses talentos?

O primeiro passo é entender e modelar o seu processo seletivo. É importante traçar os perfis certos, que tem alguma ligação com o tipo de resultado que você pretende conquistar na sua empresa, não esquecendo de que esse mesmo perfil, precisa se encaixar muito bem na cultura que está sendo construída.

Escolher um talento é uma aposta. O que significa que é preciso valorizar as pessoas que possuem um discurso motivador sobre as coisas que elas desejam fazer e aprender dentro da sua empresa. É preciso atentar que, ser habilidoso em uma entrevista não tem nenhuma relação com o tipo de entrega que o entrevistado fará. Muitas vezes, uma boa entrevista mostra apenas que o entrevistado tem grande habilidade de comunicação – qualidade importante, mas quando isolada, acaba se tornando insuficiente.

De acordo com algumas pesquisas, os millennials, em geral, tem tendência a expressar pouca lealdade aos seus empregadores, as vezes planejando sua saída da empresa a curto prazo.  Esta ausência de lealdade é uma característica dessa geração, o que representa um grande desafio para qualquer empregador. Os millennials também necessitam se sentir motivados dentro da empresa em que trabalham, o que exige das empresas um esforço muito grande para atender essas motivações.  Sendo assim, essa geração representa um grande risco no aumento de turnover nas empresas.

Entender esses fatores é importante dentro de uma economia em que oportunidades de freelancer e empreendedorismo são cada vez mais fortes. Com crescimento e muitas mudanças, é fundamental garantir que o seu time cresça e se desenvolva. Não ter isso claro não só faz com que o desenvolvimento do seu time fique comprometido como gera muita frustração e insegurança.

É importante que sua empresa tenha um processo de crescimento e desenvolvimento. Não deixe de expor a sua equipe as oportunidades de crescimento, explique o que é esperado de cada projeto e como o mesmo deverá ser conduzido. É preciso lembrar que os líderes têm uma influência muito grande no desejo de um colaborador permanecer ou não dentro de uma empresa.

Uma boa gestão de talentos precisa dar clareza de carreira e facilitar o desenvolvimento e o crescimento. Isso, precisa ser trabalhado em conjunto com uma perspectiva de oportunidades, seja ela no modelo de carreira Y ou outro qualquer. O importante é estar sempre preparado para fazer esta gestão de talentos, permitindo que seus colaboradores performem e sejam produtivos.



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