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Conhecer seu público é o primeiro passo para uma boa campanha de marketing digital

Conhecer seu público é o primeiro passo para uma boa campanha de marketing digital

20 de maio de 2016

Com os novos meios de comunicação ganhando cada vez mais espaço no mercado digital, as empresas vêm percebendo a necessidade de se fazer presente para o seu público dentro deste novo ambiente. É muito comum, nos dias atuais, vermos empresas aparecendo em redes sociais e aplicativos simplesmente porque veem que outras empresas estão fazendo a mesma coisa. Mas seria essa a melhor estratégia para estar em contato com o seu público-alvo?

Muitas empresas acabam investindo em sites e perfis em redes sociais muito antes de ter um entendimento de como aquela plataforma funciona e quais seriam seus objetivos nela. Com isso temos uma quantidade de perfis institucionais e sites sendo completamente desperdiçados por não terem um propósito na sua existência, e isso acaba resultando em um trabalho em marketing digital sem estratégia e, muito menos, resultados.

O primeiro passo é saber qual o objetivo da sua empresa. Por exemplo, se você vai desenvolver um novo site, é preciso definir de forma clara qual será sua função. Ele deverá captar novos clientes ou oferecer suporte para os já existentes? Cada elemento inserido dentro desse novo site precisa ter uma função que contribua para que seu objetivo seja alcançado, mas se você não consegue identificar isso, é preciso rever sua estratégia de marketing digital com urgência.

Para que sua estratégia seja bem elaborada, é muito importante que você tenha total conhecimento sobre o seu público. São as pessoas interessadas no seu produto ou empresa que irão te ajudar a definir os melhores meios de interação. Busque entender o contexto social de quem busca você no ambiente online, sua faixa etária, localização, sexo, formação acadêmica. Esses fatores são muito influentes na forma como sua empresa deve se planejar e ajuda a moldar de forma mais precisa a sua comunicação.

Neste ponto, vale lembrar que, o marketing digital possui uma grande vantagem em cima do marketing convencional, pois permite o monitoramento do comportamento do público em diversos ambientes do online. Com isso podemos coletar dados como cliques, visitas, compartilhamentos, movimentação, tempo na página, curtidas em redes sociais, entre outras infinitas possibilidades.

Tendo estas informações em mãos, torna muito mais fácil para uma empresa traçar seus objetivos e definir a melhor estratégia de atuação dentro do marketing digital. Além disso, estes dados ajudam na tomada de decisões, facilitando muito na hora de identificar onde estão os pontos fortes e fracos dentro da sua empresa.

É claro que o processo de estruturação desses dados é muito grande e trabalhoso. Mas tendo em mãos os dados e as ferramentas certas, a utilização do marketing digital para alavancar os números da sua empresa será infalível.



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